2 de outubro de 2016

Segundo turno na capital: Disputa entre Melo e Marchezan Jr. deverá ser decidida pelo voto de esquerda



O Resultado do primeiro turno na capital

Contrariando as três últimas pesquisas IBOPE do mês de setembro, o resultado eleitoral foi um pouco diferente do sinalizado nas pesquisas. Em todos os cenários pesquisados Nelson Marchezan Jr. (PSDB) estava atrás de Sebastião Melo (PMDB), que foi surpreendido neste domingo (2) pelas urnas. Mas a diferença percentual entre os candidatos é pequena e no segundo turno tudo poderá acontecer.

Dentre as hipóteses para o crescimento de Marchezan Jr. estão a perda de votos de Melo para Maurício Dziedricki (PTB) e também o voto de protesto contra o PT, apoiando Marchezan para retirar Raul Pont (PT) de uma disputa no segundo turno. 

Apesar da votação ter causado surpresa a pesquisa IBOPE já sinalizava um cenário de segundo turno entre Melo e Marchezan.


O encolhimento do PT

Porto Alegre, um dos berços do PT e da luta de esquerda no Brasil hoje sofre um constrangimento, pela primeira vez em décadas o partido não vai a um segundo turno. O PT, que já venceu em primeiro turno em Porto Alegre, hoje foi removido de uma disputa de segundo turno, ficando apenas em terceiro lugar. Dentre as principais razões estão o desgaste da legenda com os escândalos de corrupção, o Impeachment da ex presidente Dilma Rousseff e o próprio desgaste de 16 anos consecutivos na prefeitura de Porto Alegre. Todo este cenário abriu uma brecha para que o tucano Marchezan Jr. crescesse nas intenções de voto e disputasse o segundo turno com Sebastião Melo.

Confira o resultado das votações para Prefeito no primeiro turno em Porto Alegre:

                                                                                    Fonte: TSE



Segundo turno inédito: o voto de esquerda deverá decidir a eleição na capital

Apesar de Raul Pont não ter ido para o segundo turno as candidaturas Melo e Marchezan terão um grande desafio pela frente: conquistar o voto de esquerda. Isso mesmo, se somarmos os percentuais atuais de Raul e Luciana Genro (PSOL) chegaremos a exatos 28,43% de votos válidos. Estes votos são preciosos e fundamentais para a ambição de quaisquer dos candidatos, entretanto não será tarefa fácil. O PT e o PSOL não irão declarar apoio a nenhum dos candidatos e a busca pelo voto de esquerda deverá ser feito pela tangente. Vencerá a candidatura que conseguir seduzir o maior número de eleitores de esquerda neste curto espaço de tempo.


O apoio do PTB

Quem está em uma situação bastante confortável é o PTB, de Maurício, que poderá escolher qual candidato apoiar no segundo turno. Maurício, ao final da votação se manifestou falando que a cidade necessita de mudanças, talvez sinalizando que poderá apoiar Marchezan Jr. Seu apoio hoje representaria um percentual de 13,68%, o que também é extremamente relevante e fará a diferença para quaisquer dos candidatos. Além do apoio de Maurício, Sérgio Zambiasi poderá participar da campanha, declarando apoio a um dos candidatos nos programas de TV e Rádio.


Os números do descrédito com a política

Entre as abstenções, votos brancos e nulos somados chegamos ao percentual de assustadores 38,4% do eleitorado, resultado da insatisfação e do descrédito com os políticos e com os partidos políticos de Porto Alegre. 

Este percentual representa 382,5 mil eleitores que se recusaram a escolher um candidato, marca superior ao número de votos alcançada pelo candidato mais votado no primeiro turno, Nelson Marchezan Júnior, que contabilizou 213,6 mil votos (29,84%).

Confira abaixo as abstenções, brancos e nulos:
  • Abstenção: 22,51 - 247.240 eleitores
  • Brancos: 7,01% - 59.698 eleitores
  • Nulos: 8,88 - 75.597 eleitores

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site