16 de março de 2016

A crise política no Brasil e a queda de braço entre o Lula e Moro



Após a divulgação do grampo telefônico do diálogo entre Dilma e Lula pela PF, houve um verdadeiro colapso nacional. O Câmara dos Deputados em massa gritava palavras de ordem na tarde de hoje (16), pedindo a renuncia da Presidente Dilma Rousseff. A sociedade novamente invadiu as ruas a partir da tarde de hoje, em quase todas as capitais, com uma grande mobilização, protestando e pedindo a saída de Dilma e prisão de Lula.

O clima tenso instaurado é devastador e irreparável para o governo petista, que acredita que Lula será a solução de todos os problemas. Sua decisão de aceitar um Ministério afronta a PF e está provocando uma grande revolta social. Primeiramente pelo fato de Lula estar sendo investigado e com pedido de prisão preventiva pelo MP-SP. Ao aceitar o Ministério, ficou com foro privilegiado e, portanto, escapa, por ora, da Operação Lava Jato e do Juiz Sérgio Moro, mas também sugere que Lula utilizou-se desta manobra para escapar da prisão.

A presidente Dilma pode ser acusada de crime de responsabilidade, por estar obstruindo o trabalho da justiça, inclusive abrindo a possibilidade de gerar novos pedidos de Impeachment , frente aos  novos fatos políticos.

O fato é que o Juiz Sérgio Moro tem amplo apoio popular e agiu de forma institucional e de dentro dos termos que a lei permite. Com Lula Ministro recai ao STF uma grande responsabilidade a partir de agora, na qual deverá também levar em conta tudo que já foi apurado pelas investigações da PF e também o apelo popular das ruas.

Secretaria de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República divulgou nota oficial na noite desta quarta-feira (16) em que repudia a divulgação de uma conversa entre a presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nomeado hoje ministro-chefe da Casa Civil.

No item 5 da nota presidencial fica notório o tom de ameaça ao Juiz Sérgio Moro. A posse do Ministro Lula está marcada para amanhã (quinta, 17), as 10 horas e ao que tudo indica haverá um grande protesto para impedir a posse. 

Neste momento continuam os protestos em todo o Brasil. A população invadiu as ruas de quase todas as capitais e não aceitam a nomeação de Lula ao cargo de Ministro da Casa Civil. 

Os parlamentares petistas, acuados, bem como o Presidente Nacional do PT, Rui Falcão,  utilizam o Twitter em tom de revolta e ameaça, pedindo a exoneração do Juiz Sérgio Moro e tentando criminalizá-lo pela divulgação do grampo. 

A Polícia Federal também divulgou nota informando a respeito da divulgação dos grampos.


Confira na íntegra abaixo as Notas de Imprensa da Presidência da República e da Polícia Federal
Nota à imprensa
 Tendo em vista a divulgação pública de diálogo mantido entre a Presidenta Dilma Rousseff e o ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cumpre esclarecer que: 1 – O ex-Presidente Lula foi nomeado no dia de hoje Ministro-Chefe da Casa Civil, em ato já publicado no Diário Oficial e publicamente anunciado em entrevista coletiva; 2 – A cerimônia de posse do novo Ministro está marcada para amanhã às 10 horas, no Palácio do Planalto, em ato conjunto quando tomarão posse os novos Ministros Eugênio Aragão, Ministro da Justiça; Mauro Lopes, Secretaria de Aviação Civil; e Jaques Wagner, Ministro-Chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República; 3 – Uma vez que o novo ministro, Luiz Inácio Lula da Silva, não sabia ainda se compareceria à cerimônia de posse coletiva, a Presidenta da República encaminhou para sua assinatura o devido termo de posse. Este só seria utilizado caso confirmada a ausência do ministro. 4 – Assim, em que pese o teor republicano da conversa, repudia com veemência sua divulgação que afronta direitos e garantias da Presidência da República. 5 – Todas as medidas judiciais e administrativas cabíveis serão adotadas para a reparação da flagrante violação da lei e da Constituição da República, cometida pelo juiz autor do vazamento.
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República



Secretaria de Imprensa
Nota da PF na íntegra:
“NOTA A IMPRENSA
Em referência à matéria “PF gravou Dilma e Lula após Moro interromper interceptação telefônica”, a Polícia Federal esclarece:
1 – A interrupção de interceptações telefônicas é realizada pelas próprias empresas de telefonia móvel;
2 – Após o recebimento de notificação da decisão judicial, a PF imediatamente comunicou a companhia telefônica;
3 – Até o cumprimento da decisão judicial pela companhia telefônica, foram interceptadas algumas ligações;4 – Encerrado efetivamente o sinal pela companhia, foi elaborado o respectivo relatório e encaminhado ao juízo competente, a quem cabe decidir sobre a sua utilização no processo.Departamento de Polícia Federal”




Divisão de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site