8 de novembro de 2011

VOTAÇÃO DE ORÇAMENTO NA ITÁLIA INDICA QUE BERLUSCONI PERDEU MAIORIA


Berlusconi ganhou a votação da retificação das contas públicas, porque a oposição se absteve, mas teve apenas 308 votos, bem abaixo dos 316 necessários para ter a maioria absoluta na Câmara de 630 lugares. A oposição imediatamente disse que a votação mostra que Berlusconi precisa renunciar.

"O governo já não tem a maioria", afirmou o líder da oposição, Pierluigi Bersani, logo após o fim da votação. Barsani pediu que Berlusconi peça ao presidente do país, Giorgio Napolitano, que comece a negociar a formação de um novo governo.

O primeiro-ministro, que vinha negando os rumores de uma renúncia iminente, mudou de postura e disse após a votação que avalia suas opções, inclusive a saída do governo. Por meio do seu porta-voz, afirmou que considera visitar o presidente e possivelmente renunciar. Segundo fontes, Berlusconi se reunirá com Napolitano hoje por volta das 15h30. "Ele está refletindo sobre as escolhas a fazer", disse o representante.

Após o resultado no Parlamento, os prêmios dos títulos de 10 anos da Itália atingiram um novo recorde desde a implementação do euro, a 6,68%, segundo dados da Tradeweb. Isso significa que o custo para a rolagem da dívida italiana está mais alto diante da instabilidade política e das dúvidas sobre um possível calote.

A manchete de hoje do jornal Il Giornale era "Não estou saindo". A publicação é fanaticamente pró-Berlusconi, de propriedade do irmão dele. O diário o comparou a Jesus e seus detratores, a Judas. "Quero olhar na cara aqueles que me traem", disse Berlusconi, segundo o jornal.

Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site