17 de março de 2011

RADIAÇÃO ATRAPALHA OPERAÇÃO PARA RESFRIAR OS REATORES DE FUKUSHIMA


A radiação ao redor da usina de Fukushima está atrapalhando as equipes do governo japonês que trabalham para tentar resfriar os reatores 2 e 3. Helicópteros das Forças de Autodefesa estão utilizando a água do mar em sua operação, mas os níveis de radiação não diminuíram até o momento, informou a empresa operadora do complexo nuclear, a Tokyo Electric Power (Tepco).

A maior preocupação neste momento é o reator 3 da usina nuclear, onde dois helicópteros dao Exército lançaram água em diversas ocasiões de manhã (no horário japonês), mas os níveis de radiação seguirem estáveis. Devido à rediação no local, o trabalho teve que ser interrompido inúmeras vezes, para assegurar a segurança da tripulação.

O nível de radiação ao redor da central, onde estão alguns trabalhadores, é de 3 mil milisievert por hora, frente aos 100 milisievert por ano, nível máximo considerado seguro para a saúde humana.

Os helicópteros lançaram água de uma altura de 90 metros, quando o nível de radiação se situava em 4,13 milisievert por hora, segundo explicou o ministro de Defesa japonês, Toshimi Kitazawa.

A operação começou por volta das 9h48 hora local (21h48 de Brasília) e instantes depois colunas de fumaça branca começaram a sair da estrutura.

A agência Kyodo teme que a fumaça seja vapor de água radioativo procedente da piscina que armazena as varetas, e isso indicaria que o recipiente de segurança que protege o núcleo está danificado. As informações são do Estadão.

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site