22 de março de 2011

OBAMA NO BRASIL – DONO DO ESPAÇO AÉREO BRASILEIRO E AUTORIDADE MÁXIMA EM SOLO


Por Antônio Jesus Jr - Cientista Político

Obama esteve no Brasil com seu poderoso aparato de proteção. Natural, já que se tratava da maior autoridade governamental do planeta. Helicópteros e carros altamente sofisticados, equipe altamente treinada e preparada para quaisquer tipo de atentado, atiradores de elite, agência secreta, seguranças...Uma verdadeira fortaleza ambulante.

Obama, desde a sua chegada até sua partida foi o dono do espaço aéreo brasileiro. Fez até Ministros brasileiros serem revistados por seus seguranças dentro do Brasil. Uma situação humilhante e até cômica.

Mas o que está por traz disso tudo? A manutenção do poder e a hegemonia dos EUA.

Todas aquelas gentilezas e sorrisos e “palavras em português” foram devidamente estratégicas, pois, como o ex-presidente Ronald Reagan, Barack Obama também quis mostrar que sabe ser um bom ator quando necessário, interpretando o papel do “soberano cavalheiro generoso e parceiro”.

É claro que tanto Obama como o mundo inteiro enxergam o crescimento do Brasil e todas suas potencialidades estão em evidência. Motivo pelo qual caprichou no discurso, tentando assemelhar as histórias de brasileiros e americados (que sabemos, são diferentes)
O obsceno interesse do presidente americano, Barack Obama, pelo petróleo da camada do pré-sal é um exemplo.

Os conservadores nos Estados Unidos criticaram a busca do combustível em outras partes do mundo, enquanto vigoram limites para novas explorações no Golfo do México.

Até pouco tempo o presidente americano estava com sua popularidade lá nos garrões. Agora, melhor avaliado no seu país e no exterior, tem total condições de se se fortalecer para enfrentar o pleito eleitoral que se aproxima e para consolidar-se frente à potência americana.

Obama é um político pragmático, fará de tudo para manter-se no poder e para proteger os interesses dos EUA. Seu discurso foi bonito, mas suas intenções...quase.

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site