17 de março de 2011

APÓS AVANÇOS DE KADAFI, REBELDES SE PREPARAM PARA DEFENDER BENGHAZI


Aeroporto da cidade voltou a ser bombardeado; rebeldes tentam manter o controle de Ajdabiya

Rebeldes líbios disseram nesta quinta-feira (17) estarem preparados para defender a cidade de Benghazi, no leste do país, e o maior reduto das forças oposicionistas, ao mesmo tempo quem que forças do líder líbio Muamar Kadafi voltam a bombardear o aeroporto da cidade.

O coronel Adel Borassi disse à Al-Jazira que aviões de guerra de Kadafi voltaram a lançar bombas sobre o aeroporto de Benina, a 10 quilômetros de Benghazi. Segundo o coronel, os bombardeios foram feitos a uma grande altitude, não resultando em perdas humanas ou materiais.

Os rebeldes avisaram que se Kadafi enfrentará um desafio muito maior se tentar tomar Benghazi, que "está armada até os dentes".

As tropas de Kadafi ainda lutam para tomar o controle de Ajdabiya, a última grande cidade no caminho de Benghazi. A cidade segue sob forte bombardeio.

Segundo a rede de televisão Al Arabiya, pelo menos 30 civis - mulheres, crianças e idosos - foram mortos nos confrontos, nenhum deles pertencentes às forças rebeldes.

A tomada de Ajdabiya pode ser crucial nesta guerra, já que desta cidade sai uma estrada que liga a região a Tobruk no extremo leste do país, próximo a fronteira do Egito. O controle desta estrada pelas forças de Kadafi poderia levar ao controle de Tobruk e um consequente ataque a Benghazi pelo oeste e leste. As informações são do Estadão.

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site