24 de fevereiro de 2011

SENADO APROVA MÍNIMO E ALIADOS ESPERAM POR NOMEAÇÕES

Foto Agencia Estado

Senado aprovou por ampla maioria nesta quarta-feira (23) e sem modificações, a política de reajuste para o salário mínimo até 2015 e o valor de 545 reais para este ano, num momento em que o governo realiza um esforço para controlar os gastos públicos o que inclui um corte no Orçamento de 2011. A proposta agora segue para sanção da presidente Dilma Rousseff.

A votação do salário mínimo pelo Senado encerra a fase de espera imposta pela presidente Dilma Rousseff (PT) para dar andamento às nomeações do segundo escalão do Governo Federal.

PT e PMDB travaram no Congresso uma batalha para ver quem é mais leal a Dilma e agora querem ver seu esforço reconhecido pela presidente. Na Câmara, os peemedebistas deram 100% dos votos ao governo, enquanto o PT teve dissidências. No Senado, o PT conseguiu converter o dissidente Paulo Paim (RS).

Os líderes aliados acreditam que, a partir da próxima semana, pendências sobre o tema começarão a ser resolvidas. Além disso, dissidentes da própria base querem votar o fim do fator previdenciário, que não interessa ao Planalto.

O PMDB busca cargos no setor elétrico e em bancos públicos. Os nomes do ex-ministro Geddel Vieira Lima e do ex-governador José Maranhão estão na mesa para cargos de diretoria da Caixa Econômica Federal. Orlando Pessuti, ex-governador do Paraná, pode ser encaixado na diretoria de governo do Banco do Brasil.

O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), trabalha para ter a frente da Eletronorte o aliado José Antônio Muniz Lopes, ex-presidente da Eletrobras. O PT, à frente da maior parte dos ministérios, quer manter sua preponderância no segundo escalão. O foco do partido são áreas que possam trazer dividendos nas eleições de 2012.

Fonte: Agencia Estado

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site