2 de fevereiro de 2011

O DIA DE NAVEGANTES

Foto: Antônio Souza Jr.

Nesta quarta-feira, dia 2 de fevereiro, mais de 60 mil romeiros foram ao encontro de Nossa Senhora dos Navegantes, padroeira de Porto Alegre. Essa é a festa religiosa mais popular da capital e cumpre um ritual tradicional. A imagem da santa sai, em procissão, da Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no centro e vai até a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes, zona norte da capital.

Adultos, crianças e idosos, acompanharam a procissão de perto, rezando e cantando junto à imagem da santa. Quando ela surgiu em frente à Igreja, centenas de devotos foram as lágrimas, com os rostos agradecidos e cheios de esperança. Por onde ela passou a comoção foi geral.

Estiveram presentes na festa de Navegantes, o Governador Tarso Genro (PT), o Prefeito José Fortunati (PDT), O Presidente da Assembléia Legislativa, Adão Vila Verde (PT) e a Presidente da Câmara de Vereadores, Sofia Cavedon (PT).

O Atualidade Política entrevistou o comando das operações do festejo de Navegantes, Cel. Robilar Pacheco, que explicou que o evento tem duas partes: a primeira; da procissão, onde circulam em média 60 mil romeiros, momento mais voltado aos fiéis. E a segunda; momento mais festivo. “A primeira parte é mais tranqüila, já a segunda o público e os ânimos são diferentes e o trabalho da Brigada Militar é redobrado”, afirma.

Segundo o Cel. Pacheco, suas maiores preocupações não são os delitos que possam ocorrer, mas as condições de saúde das pessoas, devido ao calor, cansaço e a problemas de saúde, “tem muitas pessoas idosas que pagam promessas e andam com os pés descalços e de joelhos, essas precisam de uma assistência mais próxima” explica.

Ao final da entrevista o Cel. Robilar disse acreditar que o publico bata recorde esse ano e ultrapasse 100 mil pessoas até meia noite, horário que pretende fechar com chave de ouro a operação.

A BM conta com um contingente de 400 policiais no local, que fiscalizam e inibem cobranças de flanelinhas, fazem prevenção de delitos e protegem da população. Essa é a 41ª Operação Navegantes e a mais de 40 anos a BM acompanha a festa.

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site