24 de fevereiro de 2011

KADAFI DIZ QUE BIN LADEN ESTÁ PROVOCANDO A REVOLTA NA LÍBIA

Muammar Kadhafi durante pronunciamento na TV estatal (Foto: AP)

A Líbia é o terceiro país da região conhecida como mundo árabe a enfrentar uma onda de revolta popular que pode culminar com o fim do regime do presidente, o ditador Muammar Kadhafi, no poder desde 1969.

Antes da Líbia, a onda de protestos em países no Oriente Médio e norte da África, inspirados no levante que derrubou o presidente da Tunísia, Zine El Abidine Ben Ali, também provocou a renúncia do presidente do Egito, Hosni Mubarak, que estava havia 30 anos no poder. Os protestos se espalham também por Jordânia, Iêmen, Argélia, Mauritânia, Marrocos, Sudão e Omã.

O Ditador líbio, Muammar Kadafi, disse quinta-feira (24) à televisão estatal que a revolta no país está a ser liderada pela rede terrorista al-Qaeda.

Kadafi falou à televisão estatal por telefone, fazendo apelos à população de Zawiyah, a poucas dezenas de quilómetros de Tripoli, onde estão a registar-se confrontos entre forças afectas ao líder líbio e rebeldes.

Segundo a tradução simultânea para inglês feita pela estação britânica BBC, Kadafi disse que a rebelião contra a sua autoridade é uma "farsa", e que os manifestantes são jovens "manipulados por Bin Laden", o líder da al-Qaeda.

O líder líbio disse ainda que os jovens que protestam nas ruas da Líbia estão "sob influência de alucinógenos", que lhes teriam sido distribuídos por "agentes estrangeiros".
Kadafi mencionou repetidamente Bin Laden e a al-Qaeda, denunciando as revoltas como manobras do "terrorismo internacional".

O Ditador líbio, no poder a 42 anos, traçou ainda paralelos com a situação no Iraque e no Afeganistão, sugerindo que a Líbia pode cair no caos e na guerra civil.


COMENTÁRIO DO EDITOR:

Cá entre nós, Kadafi é um mostro! Ele já foi apelidado de “Cachorro Louco do Oriente” pelo Presidente Americano Ronald Reagan e com toda a razão.

Prova disso é que Kadafi colocou seu exército para atirar nos manifestantes nas ruas e aqueles que se negam a atirar são mortos por traição (há imagens na internet de soldados mortos por não cumprir suas ordens).

O Ditador líbio culpa Bin Laden e a al-Qaeda pelos protestos, mas não percebe que o povo já cansou de seus 42 anos de castigo, miséria, angustia e sofrimento. Kadafi está grudado na cadeira do poder e diz que só sai morto. Bem, alguns líbios parecem gostar desta idéia.

A experiência recente, que derrubou Mubarak do Egito, certamente irá se repetir. O mundo está aprendendo com o povo do Oriente e os líbios aprenderam com os tunisianos e egípcios o caminho das pedras e agora já sabem como se defender de Ditadores abusados que querem viver eternamente no poder.

Mas e quanto a Cuba e Venezuela? Também são ditaduras. O mundo está assistindo e aprendendo. Eles que se cuidem, pois se a onda pegar...

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site