24 de janeiro de 2011

70% DA POPULAÇÃO BRASILEIRA ESTÁ INSATISFEITA COM TRANSPORTE


Agência O Globo

Engarrafamentos, ônibus lotados, pouca ou nenhuma interligação entre meios de transporte, custo elevado e baixo conforto são características bastante conhecidas pelos usuários de transporte público no Brasil. Um estudo realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) comprova esta percepção ao mostrar que 70% dos brasileiros qualifica o transporte público como regular, ruim e muito ruim.

A baixa qualidade, aliada à melhora de renda da população, resulta em um crescimento galopante na frota de veículos particulares. Entre 2000 e 2010, a frota de automóveis cresceu 83,5%, passando de 20 milhões para 36,7 milhões. Apesar do transporte público ainda ser o principal meio de mobilidade no Brasil, utilizado por 44,3% da população, o avanço na frota de veículos causa congestionamentos que já afetam em alguma medida 66,6% dos brasileiros.

"O estudo revela que os avanços econômicos desta década foram convergentes com decisões de transporte individuais. O transporte coletivo cresceu bem menos que a aquisição de veículos. No entanto, a população mostra-se interessada em usar o transporte público. Opta pelo transporte individual pela falta de qualidade. No curto prazo, a ênfase no transporte individual pode ser menos onerosa ao poder público. Mas no longo prazo representa um custo elevado, inclusive de qualidade de vida e produtividade", avalia Marcio Pochmann, presidente do Ipea, que defende a elaboração de uma política nacional de transporte coletivo, cujo foco seja trem, metrô e VLT (veículo leve sobre trilhos).

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site