8 de dezembro de 2010

PRESO EM LONDRES, ASSANGE PROMETE NÃO SE CALAR


Deu no globo.com: Mensagens constrangedoras e informações sigilosas – está tudo exposto na internet pelo site WikiLeaks. Desde que os telegramas da diplomacia americana vieram a público, o mundo só fala disso. Julian Assange, fundador da página na internet, está preso em Londres por outra acusação, mas Assange promete não se calar mesmo atrás das grades.

Da corte para a cadeia – lá o fundador do site WikiLeaks vai ficar, pelo menos, até o dia 14, quando vence a prisão preventiva. Julian Assange não que ser extraditado para a Suécia, porque de lá teme ser trazido facilmente para os Estados Unidos. No território americano, o site WikiLeaks enfrenta uma investigação do Departamento de Justiça. As autoridades americanas não estão nem um pouco confortáveis com o site e com o fundador dele.

“Muita gente acredita que ele é inocente e acha que este julgamento é politicamente motivado”, disse o advogado de Julian Assage.

Há meses o WikiLeaks vem divulgando documentos secretos da diplomacia dos Estados Unidos que tratam desde segurança interna de vários países a comentários de líderes mundiais. Ao todo, são mais de 250 mil documentos. As fontes do site são pessoas ligadas a grandes empresas ou a governos.

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Robert Gates, disse que a prisão de Assange era uma boa notícia e sorriu. Mas o fundador do WikiLeaks, que já teve dinheiro bloqueado e conta de banco encerrada, disse antes de ir para a prisão que, se fosse ferido ou mesmo preso, iria divulgar o pacote de documentos mais comprometedores.

É o que ele chamou de “juízo final”. Segundo Assange, eles podem, inclusive, levar ao fechamento de bancos. Esses documentos estão nos computadores de uma empresa de banco de dados. Parece uma caverna, que pode ser tão assustadora quanto o conteúdo dos documentos guardados.

Nenhum comentário:

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site