16 de novembro de 2010

É POSSÍVEL UMA NOVA DITADURA NO BRASIL?

Estive me perguntando diversas vezes sobre a possibilidade de enfrentarmos novamente uma ditadura no Brasil. Será possível? Em pleno século XXI? Eis que a resposta é bem relativa.

O Brasileiro é obrigado a votar, diferente do americano, por exemplo, que tem a opção de votar ou não, de acordo com sua vontade. Mesmo assim assistimos maçantes peças publicitárias dizendo para votar consciente, para exercer a cidadania, etc. Mas se o voto é obrigatório para que tantas peças publicitárias dizendo para o cidadão votar?

Eis que quem decide nem sempre é o eleitor, mas as elites que permanecem no poder. Mudam as caras, mudam as mensagens, mas o jogo e os líderes por de trás são sempre os mesmos e temos a ilusão que podemos decidir ou mudar algo.

A povão, muitas vezes é manipulada pela mídia, distraída pelas tele-novelas e envolvida por atmosferas criadas por grupos elitizados, que conduzem o pensamento do cidadão.

Assisti a um filme fantástico, que recomendo, baseado em fatos reais: A ONDA (Die Well, 2008).

A Onda é um filme alemão que retrata uma experiência que saiu do controle a respeito da possibilidade de surgir novos movimentos autocráticos, como os movimentos liderados por Hitler e Stalin, onde todas as decisões são tomadas por um líder soberano que comanda toda a nação.

O filme conta a história de um professor de colégio que é obrigado a dar aula de autocracia a uma sala que acha que já sabe tudo, já cansada de estudar sobre o Nazismo e a Alemanha. O Professor provoca os alunos...”vocês acham que nunca mais teremos ditadura na Alemanha?”

Ele propõe ao grupo uma experiência de uma semana, criando um grupo fechado e identificado, com logomarca, uniforme e até mesmo uma saudação própria, impondo uma disciplina com características fascistas e padrões de comportamento autocráticos.

O grupo vai adquirindo novos seguidores e ganhando força e também ganhando pequenas oposições que são atacadas. Tal experimento foge do controle e o professor é obrigado a dar um fim no movimento, tendo que enfrentar duras conseqüências.

Esse filme me deixou arrepiado, pois ali pude perceber o quanto nós humanos somos vulneráveis e influenciáveis. E o extremismo, o racismo, o fascismo ainda estão muito presentes nos dias de hoje.

Lembre-se que as ideologias são sempre uma parte da verdade e não toda a verdade. Se prender cegamente a ideologias e a líderes onipotentes é no mínimo perigoso.

Particularmente não acredito que a Ditadura possa voltar, mas precisamos estar sempre alertas e vigilantes, pois nada é impossível, e movimentos facistas podem ser criados da noite para o dia, ainda mais se tratando da política e dos anseios de pessoas sem escrúpulos. Fique ligado!

Um comentário:

elvio disse...

É engraçado o nosso 'país',qdo tínhamos um regime ditatorial, artistas, poetas,e homens com tanguinhas de croché, clamavam por liberdade politica e de exprssão. Hoje temos tudo isto, e uma casta de ladrões, que não fazem nada por este'país' a não ser manter o poder, não deixar nem uma maneira de podermos mudar a situação que é cada vêz pior, e não me venham com essa de poder do voto! mudam as mõscas, menos a MERDA!!

Cotações do Dolar e do Euro

Pesquisar este Site